domingo, 11 de dezembro de 2011

Lyoto Machida: análise da carreira e perspectiva para o futuro (1ª parte)


Lyoto durante luta contra Tito Ortiz, no UFC 84 (foto: google imagens)

Lyoto Machida, também conhecido como “The Dragon”, fez sua estreia no Ultimate Fighting Championship dia 3 de fevereiro de 2007. A luta, contra o americano Sam Hoger, ocorreu durante o UFC 67, e foi um momento chave para nós, caratecas.

Lyoto, então com 29 anos, já havia lutado oito vezes profissionalmente, permanecendo invicto. Entre os oponentes que enfrentou antes de assinar contrato com o UFC, Machida derrotou atletas como BJ Penn, Stephan Bonnar e Rich Franklin,  sendo os dois últimos nocauteados pelo “Dragão” em poucos minutos. Isso credenciou o carateca, praticante do estilo Shotokan, a ingressar no mais cobiçado evento de Mixed Martial Arts do mundo, o que nos leva de volta ao dia 3 de fevereiro de 2007.

A luta contra Sam Hoger foi à primeira das quatro realizadas pelo atleta naquele ano. Na sequencia, Machida derrotou o também americano David Heath, o japonês Kazuhiro Nakamura e o camaronês Rameau Thierry Sokoudjou, sendo os três primeiros por decisão unânime dos juízes e o último por finalização com um katagatame (Lyoto também é faixa preta de jiu-jitsu).

Já em 2008, Machida enfrentou seu primeiro grande desafio no UFC, o experiente Tito Ortiz. A luta, que ocorreu no UFC 84, foi bem movimentada, sendo vencida pelo brasileiro por decisão unanime dos juízes. Tito ficou bastante machucado e Lyoto começou a ganhar notoriedade entre os praticantes e fãs de MMA. Vale ressaltar que, àquela altura, o estilo diferenciado de lutar imposto por Lyoto já despertava a atenção dos que acompanham o esporte. Porém, a vitória contra um lutador como Tito Ortiz deu a Lyoto a exposição na mídia necessária para ganhar espaço em um evento tão disputado como o UFC.

Lyoto teria uma nova chance no UFC 89, realizado em outubro de 2008, mas seu oponente, o brasileiro Thiago Silva, machucou-se durante os treinos e a luta foi adiada para o UFC 94, que foi realizado em janeiro de 2009, em Las Vegas. Apesar da boa luta contra Tito Ortiz, Lyoto “devia” ao público uma vitória convincente, que mostrasse algo a mais em seu estilo. Essa vitória veio justamente contra seu compatriota. Lyoyo foi perfeito. Mostrou não somente bom jogo em pé e esquiva, atributos já conhecidos, como mostrou também sua habilidade de nocauteador. Machida derrubou Thiago de maneira contundente ainda no primeiro round, garantindo-lhe o título de melhor nocaute da noite. Era o que faltava para o ‘title shot’ (expressão do inglês que significa a chance de disputar o cinturão da categoria).

O carateca teve sua chance. Ainda hoje publico a segunda parte, que vai abordar desde a disputa pelo cinturão contra Rashad Evans, no UFC 98, até a derrota para Jon Jones no UFC 140.

Oss.

Nenhum comentário:

Perfil no Facebook

Perfil do Facebook de Rodrigo Ramthum

Humor: Verdades sobre o Chuck Norris