segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Especial: Lyoto Machida (parte 2)

por Rodrigo Ramthum

No dia 4 de outubro de 2009 Lyoto Machida pisou pela décima sexta vez em um ringue de MMA. O karateca, então com o cartel perfeito de 15-0, colocava seu cinturão de campeão mundial dos meio-pesados do UFC em jogo pela primeira vez. O desafiante era o compatriota Maurício Shogun, com o cartel de 18-3.

cartaz de promoção do primeiro confronto entre Machida e Shogun, no UFC 104

A luta, com previsão de cinco rounds, foi o main event da noite e durou todos os rounds previstos, oscilando entre momentos de grande explosão dos atletas e outros de muito respeito, o que irritava o público. Lyoto não foi o lutador que costuma ser e teve problemas para escapar dos golpes de Shogun, especilmante os low kicks. No entanto, buscou a todo o momento finalizar a luta com golpes contundentes, enquanto Shogun demonstrava uma estratégia de pontuar e cadenciar o combate.

Na minha avaliação, Lyoto levou a melhor no primeiro round, embora tenha sido equilibrado. Os segundo e terceiro rounds foram sem dúvida vencidos por Machida. Especialmente o terceiro, quando, faltando 1 minuto para o fim, Lyoto acertou uma sequencia de socos que fez Shogun tontear. No quarto round Shogun levou a melhor. Para regstro, boa parte dos golpes conectados foram low kicks, usados por Maurício Shogun em todos os rounds. Contudo, o grande problema foi o quinto e último round, com vantagem para Shogun, especialmente nos minutos finais. É conhecido por todos que o último round tem grande importância para a platéia. O público começou gritando "Machida!" e terminou gritando "Shogun!". O fato é que Machida venceu por decisão unânime e manteve seu cinturão.

Logo após o combate figuras de expressão no MMA, incluindo um dos donos do UFC, Dana White, opinaram a favor de Shogun. Outros, como Anderson Silva, a favor de Lyoto. Passado alguns meses, a polêmica em torno da luta já não cabe e agora as expectativas se voltam para a revanche marcada para o dia 8 de maio, durante o UFC 113, em Montreal, no Canadá.

Lyoto tem se preparado muito para a revanche contra Shogun. Nós, karatecas, estamos torcendo por uma grande vitória de Machida, o que seria fundamental para a consolidação dele na história do MMA. Recentemente, em entrevista a Revista Trip, Lyoto afirmou que deseja tornar-se “o campeão e não mais um campeão. Quero fazer várias defesas de cinturão. Encarar outros desafios que possam me colocar realmente à prova. São questões pessoais”, disse Machida. Logo em seguida concluiu: “Quero servir de exemplo também. Não só para o meu filho, mas para a juventude. É um esporte agressivo, mas você traz a paz com essa agressividade. Você mostra agressividade dentro do ringue, mas fora você é um cara cortês, que sabe se comportar, que sabe servir”. É isso. Sucesso ao Lyoto e longa vida ao Karate-Do.

Assista a luta entre Machida e Shogun


Assista ao vídeo com o pai de Lyoto, Yoshizo Machida, produzido pelo repórter Décio Galina, da Trip


------------------
-------
estiloshotokan@gmail.com

2 comentários:

Amanda Alcantara - Jornalista, Karateka e Estudante de Educação Física disse...

Seu blog é muito legal... amei os textos e as fots... super organizado!
PARABÉNS... ESPERO SINCERAMENTE CONSEGUIR MUITOS SEGUIDORES E CONTO COM SUA AJUDA E COM OS SEUS CONHECIMENTOS PARA ME AJUDAR COM O MEU BLOG SOBRE ARTES MARCIAIS! OSS!

Amanda Alcantara - Jornalista, Karateka e Estudante de Educação Física disse...

Infelizmente eu não consegui achar a parte de seguidores do seu blog... se puder me siga por favor... é uma grande oportunidade de trocar conhecimentos!

Perfil no Facebook

Perfil do Facebook de Rodrigo Ramthum

Humor: Verdades sobre o Chuck Norris