quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Cronologia do Karate-do

Esta cronologia foi feita pelo Sensei José Roberto. É bastante completa e da destaque aos fatos mais marcantes da história do estilo Shotokan.
.
.
.
.
-------------
--------

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Entrevista: Daniel Falcão

Daniel Falcão começou a treinar Karate em 1988, aos 14 anos de idade. Hoje, ele é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho e faixa preta 2º Dan no estilo Shotokan.
.
Em março de 2000, aos 26 anos, ele descobriu que era portador de câncer. Daniel estava com Leucemia Linfóide Aguda (LLA), o que o levou a uma série de exames e internações. Hoje ele ainda trava uma batalha contra a debilitação causada pela doença e se tornou um grande exemplo de superação. O blog Estilo Shotokan entrevistou esse lutador para conhecer um pouco mais a sua história. Acompanhe abaixo a entrevista na íntegra.
.

. Daniel Falcão, faixa preta 2º Dan

---------------
.
Blog Estilo Shotokan: Em 2000 você descobriu que tinha Leucemia. Qual a sua primeira reação?
Daniel Falcão
: Total apatia. Não conseguia pensar em nada; nem choro, nem quanto tempo eu iria viver, nem como seria o tratamento... nada. Fiquei quase 1 mês assim. Só depois com o resultado do tratamento comecei a ficar animado.
.
..
B. E. S.: De que forma o Karate te ajudou, e tem ajudado na recuperação?
D. F.:
Fisicamente - deixando o corpo mais preparado para os efeitos colaterais do transplante e dos remédios, que causam algumas vezes sérias complicações;
Mentalmente - 1) mantendo o objetivo em voltar a treinar um dia; 2) criando um sentimento de desapego; sabendo que cada saída de casa ou internação poderia (ou pode) ser a última. Com isso eu me aproximei do budismo e percebi uma ligação estreita entre o Budismo e o Karate de Funakoshi; 3) buscando o domínio sobre a mente em situações de estresse para manter a serenidade. Estar calmo e controlado é muito importante quando você não sabe para onde a situação está te levando; 4) e mais importante: durante o treinamento eu deixava de pensar na vida e nos problemas a minha volta. Pensava apenas em fazer melhor o que estava fazendo (o que me deixou um pouco perfeccionista) - era como uma cachaça: depois que botava o kimono, o dono da academia tinha que expulsar os últimos pra fechar e ir embora.

.
..
B. E. S.: Além do Karate, o que, ou quem, mais te deu forças para enfrentar a doença?
D. F.:
A família e aos amigos. Todos dividiram a responsabilidade do tratamento.
.
.
B. E. S.: No texto publicado em seu blog você afirma que "temos que desfrutar da nossa vida com qualidade. Não adianta ocupar o dia inteiro com atividades e não dedicar um tempo a você mesmo, ou seja, temos que cuidar do nosso corpo e da nossa mente". Você cometeu esse erro?
D. F.: Não exatamente. Trabalhei por 1 ano e meio em uma indústria a 60 km de casa (1:00h ~ 1:30h de viagem) e voltava direto para a faculdade. Engordei muito me alimentando mal. No final deste período, quando voltei a treinar, além de "gordinho", estava estressado e lento. Eu trabalhava em uma área em que via muito isso acontecer (eng. mecânica): pessoas gastando muito tempo trabalhando vivendo no sedentarismo sem nenhum tempo cuidando da alimentação ou do condicionamento físico. E isso tem impacto direto na fisiologia do corpo - agravado com o estresse mental. Mas não foi por causa disto que eu fiquei doente. As causas da leucemia são em maioria absoluta por predisposição genética.
.
..
B. E. S.: Você também afirma que por causa da doença deixou de treinar por uns tempos, mas nunca parou de praticar o Karate Do. Gostaria que você comentasse esta afirmação.
D. F.:
Após anos convivendo com os companheiros de treino, acabamos fazendo fortes amizades. Sempre ligava pra saber dos amigos e "empurrar" aqueles que haviam dado um "tempo" no treino. Também frequentava e incentivava os campeonatos e exames de faixa. Aproveitei a oportunidade para comprar e as vezes até importar livros sobre Karate e assistir e colecionar vídeos (aproveitar já que na minha época de iniciante não havia a facilidade em se achar conteúdo como hoje). Passei muito tempo compilando uma apostila visual para ajudar os iniciantes; reuni trechos de um vídeo e coloquei no Google, além de alguns outros de apresentação. Quando não estava treinando, eu fazia algo no computador para ajudar os outros.
.
.
B. E. S.: Quando você escreveu esse texto contando a sua história, com certeza esperava algo com isso. O que é?
D. F.: Na verdade, o texto foi evoluindo com os anos. Começou com um site que eu tinha (foi um dos primeiros) mostrando que era possível superar o câncer. Depois foi uma forma de "avisar" os conhecidos como eu estava (não necessariamente karatekas) e o que estava aprontando de novo - eu fiquei um pouco famoso no hospital porque com 2 anos de transplante eu pulei de pará-quedas, fiz o exame de faixa e dei um passeio de helicóptero. Os médicos usavam (e usam ainda) meu caso para apresentar em palestras e congressos (porque clinicamente falando, eu fui um caso de sucesso, superando as complicações) e usavam as fotos do meu vôo de paraquedas para ilustrar minha felicidade. Após a minha última internação, acompanhei de perto o sofrimento de outros pacientes e familiares e resolvi então criar um texto mostrando, para quem é saudável, a dificuldade de quem está doente. E para quem é doente, a esperança de que tudo é possível. Por fim, embuti uma "campanha" particular para estimular a doação de medula e sangue. Só quem convive nesse meio sabe o desespero de quem necessita de doadores.
.
.
B. E. S: Desejo a você uma pronta recuperação e que volte o mais breve possível ao Dojo, que é lugar de todo guerreiro. Um forte abraço.
D. F.: Espero que tenha ficado bom e te ajudado. Obrigado pela oportunidade.
.
"Oss"
.
---------------
..
....
Links relacionados:
Blog Sobrevivência, de Daniel Falcão
Doe Vida (Portal sobre doação de órgãos)
..
.
----------------
--------

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Jornalismo e Artes Marciais

Eu criei esse bolg como um exercíco de comunicação. O resultado tem sido melhor que o esperado e o desejo é de que melhore cada vez mais. Com esse pensamento eu criei a comunidade Jornalismo e Artes Marciais. Nela você vai encontrar notícias, sem distinção de arte ou estilo, eventos nacionais e mundiais, links para sites de notícias, além de um espaço para debater a cobertura dada pela mídia.
.

.
.
..

.
-------------
------
contato: estiloshotokan@gmail.com

domingo, 17 de fevereiro de 2008

"I SEMINÁRIO CARMO/KARATECA.NET"

Este seminário vai ser realizado em abril na cidade de Santos/SP. As inscrições custam 90 reais e vão até o dia 15/04. Elas podem ser feitas por site ou por meio da ficha de inscrição.
.
Para mais informações: clique aqui.
.
.
..
Oss
.
.
fonte: site Karateca.Net
.
.
----------
------
contato: estiloshotokan@gmail.com

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Croquis dos katas

Na verdade, eu já havia postado esse arquivo com os croquis na parte de textos do blog há algum tempo. No entanto, eu pedia para que a pessoa me enviasse um e-mail, pois assim eu poderia enviar o arquivo. A coisa anda tão perigosa que a procura pelo foi muito baixa! rs
.
Agora, eu "hospedei" ele em um site e os frequentadores podem baixar mais fácil. Vale a pena porque os desenhos são muito bem feitos e é completo. O arquivo é de origem alemã. Abs,
.
Ramthum
.
.
.
--------
----

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Artigo "Desmistificando quebramentos"

Artigo de David G. Borges que trata sobre técnicas utilizadas em demonstrações falsas de quebramentos. Todos nós já vimos um lutador quebrando tijolos, por exemplo. Agora você vai saber como isso é feito.
.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Artigo "O que aconteceu com as Artes Marciais tradicionais no MMA?"

Artigo sobre o destino das artes marciais tradicionais em face de eventos como o MMA (Mixed Martial Arts) ou UFC (Utimate Fighting Championship).

.
.

-------- ---------------------------------.

.
--------
----

6ª Copa Brasil Vodol de Karate

6ª Copa Vodol de Karate
Data: 22 a 24 de fevereiro
Local: Pouso Alegre/MG
Informações: Federação Mineira de Karate e no site da CBK
.
.
-------
---
contato: estiloshotokan@gmail.com

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Fotos do Supremo Mestre Gichin Funakoshi

-------------------------------------- -------


.

- Clique aqui e baixe arquivo com várias fotos sobre Karate -


--------

contato: estiloshotokan@gmail.com

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Glossário

Resolvi publicar um glossário aqui no blog mas como os termos são muitos, achei por bem colocar um link para um muito bom que eu encontrei, no site Karate Barretos. Basta clicar no link e ir no campo "Curiosidades do Karate". Abs


.
.
-------
---

Bases do Karate

-- --------------------

..ZENKUTSU-DACHI.....NEKOASHI-DACHI.......KIBA-DACHI..........SHIKO-DACHI........KOKUTSU-DACHI .....MUSUBI-DACHI


----------------------------

UCHINACHIJI-DACHI......HEIKO-DACHI......KAKE-DACHI....TSURUACHI-DACHI....SANCHI-DACHI
.
.
.
-----------
----
contato: estiloshotokan@gmail.com

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Técnicas de Braço

--------------

....OI-ZUKI.................GIAKU-ZUKI...................AGE-UKE................GEDAN-BARAI............TATE-ZUKI


--------------------

.....URA-ZUKI...........USHI-UKE.............MOROTE-UKE...............SOTO-UKI.............JODAN-JUJI-UKI.............GEDAN-JUJI-UKE


---------
----
contato: estiloshotokan@gmail.com

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Técnicas de Perna

-- ---------- ---

.YOKO-GERI-KEKOMI..........USHIRO-GERI.............. MAE-GERI ..............KAGATO-GERI ...........FUMIKOMI-GERI

------

....MIKATSUKI-GERI.........MAWASHI-GERI
.
.
---------
----
contato: estiloshotokan@gmail.com

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

20 Preceitos do Karate

Estes preceitos foram estabelecidos pelo Supremo Mestre Funakoshi.
.

1- Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação;

2- No Karate não existe atitude ofensiva;

3- O Karate é um assistente da justiça;

4- Conheça a si próprio antes de julgar os outros;

5- O espírito é mais importante do que a técnica;

6- Evitar o descontrole do equilíbrio mental;

7- Os infortúnios são causados pela negligência;

8- Karate não se limita apenas à academia;

9- O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida;

10- O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana;

11- O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria;

12- Não pense em vencer, pense em não ser vencido;

13- Mude de atitude conforme o adversário;

14- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU);

15- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas;

16- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários;

17- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais;

18- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente;

19- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas;

20- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre.
.
.
-----
--

Perfil no Facebook

Perfil do Facebook de Rodrigo Ramthum

Humor: Verdades sobre o Chuck Norris